terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

O Castelo de Vidro


"A vida é uma aventura". Será mesmo? Acabei de ler há pouco o livro O Castelo de Vidro, autobiografia da jornalista Jeannette Walls, e não consigo tirar essa pergunta da cabeça. Filha de pais sonhadores, a autora viveu o céu e o inferno de uma infância sem regras, mas repleta de expectativas. O problema era a impossibilidade de elas virarem realidade.
Era uma família que poderia ter sido como qualquer outra, mas decidiu ser diferente. Ver diferente. Pensar diferente. Porque mesmo as piores experiências podem ter o seu lado bom, embora ele seja dificilmente percebido. Essa era a grande lição dos pais a Jeannette e seus irmãos: ver tudo como uma nova aventura. Uma teoria muito bonita, é verdade, mas difícil de engolir quando se mata a fome com os restos encontrados nas lixeiras da escola.
As dificuldades enfrentadas eram muitas, enquanto as soluções eram poucas, muito poucas. E aí eu me pergunto: qual o preço de uma vida movida a sonhos? Ver tudo como uma aventura pode ser, na verdade, a maior das aventuras. E eu não estou falando no sentido divertido da palavra, e sim naquele que pode ferir de maneira permanente. Não manter os pés no chão custa caro, e às vezes pode ser difícil voltar para a terra firme - mas não impossível.

Recomendo a leitura! Para ler alguns trechos do livro, é só entrar aqui.

Nenhum comentário: