segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Huis Clos Sur Le Net


Já imaginou se, de repente, você só pudesse se informar sobre o mundo através do Twitter e do Facebook? Nada de televisão, rádio ou qualquer outro site da internet. Apenas os dois são permitidos. Foi com essa proposta atualíssima que cinco jornalistas da RFP - les Radios Francophones Publiques - conviveram na última semana, de 1º a 5 de fevereiro.
A experiência, batizada de "Huis Clos Sur Le Net" - algo como "Sem saída", em português -, deu aos seus participantes a missão de escrever reportagens apenas com o apoio das informações coletadas nas duas redes sociais. Todo o processo de apuração deveria ali começar e terminar, afinal, a idéia era justamente essa: ver até que ponto o jornalismo feito nesses pontos da web realmente informa e, além disso, quais as principais diferenças dessa modalidade para os tradicionais meios de comunicação.
Entre as conclusões, a de que tanto twitter e facebook quanto tv, rádio e outros sites não se excluem, mas se complementam. Tá certo que disso a gente já sabia. Mas valeu a experiência - porque só se pode afirmar com certeza aquilo que se conhece.

Pra quem gostou da idéia, o blog oficial do projeto é esse aqui.

Nenhum comentário: