domingo, 27 de junho de 2010

De revirar o estômago

"Você nunca mais vai olhar para o jantar da mesma maneira", alerta o cartaz do documentário Food, Inc. Produzido por Robert Kenner com co-produção de Eric Schlosser (o mesmo de Fast Food Nation), o filme desconcerta. É com um raio-x da indústria de alimentos norte-americana que somos levados a questionar o que, de tão óbvio, chega a ser esquecido: de onde vem a comida que estamos comendo?

Questão básica, que tanto ouvi nas aulas de Jornalismo Econômico: precisamos saber a origem da matéria prima. Sem esta informação, todo o resto do trabalho sai prejudicado. No caso dos alimentos, é a saúde de cada um que perde. Não tem como não se preocupar.

O filme segue mais ou menos a mesma linha d'O Mundo Segundo a Monsanto, que também já indiquei aqui. Mas vai além. Apesar da situação preocupante em que nos encontramos, ele aponta soluções.

Podemos estar vivendo uma época na qual animais e plantas tem seu curso de vida modificado em nome de uma maior "produtividade", sim. Mas ainda restam alternativas. Fez lembrar muito a Feira Ecológica do Bonfim, que acontece todos os sábados de manhã, lá na José Bonifácio, onde depois fica o Brique. Um bom lugar pra começar a agir diferente - logo depois de assistir ao filme que eu recomendo muitíssmo, é claro:




Um comentário:

Helena disse...

Tu me faz sentir orgulhosa amiga. Ótimo texto e o filme é realmente muito bom.