domingo, 24 de maio de 2009

Eu e o Jornalismo

É curioso ver como a faculdade pode mudar as pessoas. Há um ano e meio atrás, ainda eufórica com a aprovação no vestibular, meu coração pulava de ansiedade só de pensar em ser jornalista. Passados quase três semestres, hoje vejo essa inquietação ser substituída por um grande bolo no estômago. Não é nada gostoso, como vocês podem imaginar.

Se o meu objetivo com esse texto fosse elencar tudo o que me incomoda no jornalismo, eu diria para o leitor fechar a página e procurar algo mais interessante para ler. Até porque eu ainda não consegui definir se o que me irrita é a profissão ou a faculdade, embora eu desconfie que seja uma mistura dos dois. Independentemente do caso, uma certeza eu tenho: a frustração é grande.

Sempre gostei de aprender. Português, matemática, história, geografia, física...se bem ensinado, qualquer assunto se torna interessante. Quando existe vontade por parte do aluno, então, perfeito! Não há nada difícil para quem está disposto a aprender e conta com a boa vontade de quem ensina. Na faculdade, porém, as coisas não funcionam dessa maneira. Há professores bons e comprometidos, sem sombra de dúvidas – mas também há os seus opostos. Isso sem mencionar o descomprometimento de muitos dos alunos.

A verdade é que ao perceber que as aulas não afetam o resultado no final do semestre, a coisa vira uma bagunça. É só fazer um “trabalhinho” e tudo está resolvido, aprovação com direito a conceito A e tudo o mais. Todo mundo finge que aprende alguma coisa, quando na verdade o que mais acontece é o desaprender.

O pior de tudo é saber que, depois de 4 ou 5 anos desaprendendo, viramos jornalistas. Não se trata aqui de uma discussão sobre a importância do diploma – isso é papo pra outro texto -, mas sobre os acréscimos que a faculdade traz. Tenho a impressão de que somos treinados para escrever, retratar, dar forma. Só falta o conteúdo.

Eu não quero passar a vida inteira dependendo de entrevistados. Se for pra precisar conversar com um médico, um historiador ou um engenheiro a cada vez que eu tiver que escrever uma matéria, socorro! A cada dia tenho mais consciência que a faculdade de jornalismo, sozinha, não garante coisa alguma. Pelo menos não quando estamos falando de conhecimento.

Apesar de todos esses pesares, não é aqui que eu vou desistir. A paixão que fazia o meu coração sair pela boca já passou, é verdade – mas ainda não consigo me enxergar em outra atividade. Desde os 6 anos eu já fazia das escovas de cabelo microfone e saía pelo mundo reportando o que via. Cresci e vi o meu sonho cair das nuvens, até chegar em um ponto onde eu não consigo mais alcançá-lo. De qualquer maneira, eu continuo esperando. Vai ver é só uma fase.

Um comentário:

Patricia Perez disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.